Representantes do escritório de Patentes da China, o State Intellectual Property Office (SIPO) visitaram a sede do INPI na Rua São Bento, no dia 16 de fevereiro. A comitiva, formada pelo vice-presidente do SIPO, LI Yuguang, e por mais três dirigentes do escritório, se reuniu com o presidente Jorge Avila e diretores do Instituto, com o objetivo de discutir a cooperação entre o SIPO e o INPI.
Este encontro pode ser considerado como o início de um processo de cooperação entre os dois países no âmbito dos BRICs, grupo de países formado por Brasil, Rússia, Índia e China. Que, posteriormente, incluirá também a África do Sul.
A delegação chinesa participou da apresentação sobre as atividades do INPI na área de patentes e o Planejamento Estratégico 2011/2015. Foram discutidas as formas de intercâmbio e cooperação bilateral, principalmente nas áreas de capacitação e gestão. Na ocasião, o presidente Jorge Avila ressaltou a importância do encontro para os países. “Essa aproximação favorecerá a troca de experiências entre Brasil e China, buscando sempre a proteção da indústria”, afirmou.
O presidente enfatizou o interesse do INPI em começar a cooperação e definir os pontos pelos quais se iniciará a parceria. Sugeriu também que, em um segundo momento, seja realizada a visita da comitiva brasileira a Beijing, onde está localizada a sede do SIPO, na China. O vice-presidente do SIPO, LI Yuguang, agradeceu ao presidente Jorge Avila e aos técnicos do INPI pela hospitalidade, elogiou as instalações do instituto e ressaltou a importância da cooperação entre os países.
Foto: Bruna Gonçalves / INPI
Representantes do INPI e do SIPO discutem formas de cooperação entre os dois países